Quebra de padrão na escrita persuasiva (Copywriting) para VSLs, Posts, Páginas de Vendas e mais
TOC Toc.
Quem é?
Claro, você sabe o que vem a seguir.
Alguém diz um nome.
Outro repete o nome e acrescenta “Quem?”
Então, boom – há uma piada.
Há um truque para uma boa piada, no entanto. Uma boa muda a conversa e faz você pensar na frase de uma nova maneira. Nunca é algo que você poderia esperar – ou pelo menos, não deveria ser.
As interrupções de padrão funcionam de maneira semelhante. Portanto, embora você não queira usar uma piada de toc-toc, ainda pode atordoar os leitores e fazê-los prestar atenção.
Neste artigo, você aprenderá sobre interrupções de padrão, como elas funcionam e os diferentes tipos. Você também terá muitos exemplos. Quando terminar este artigo, você saberá como escrever uma copy muito mais interessante.
O que são interrupções de padrão?
Uma interrupção de padrão é uma técnica derivada da Programação Neurolinguística (PNL). Embora a PNL possa parecer um pouco exagerada, a psicologia por trás dela e o potencial de manipulação são muito sólidos.
Em poucas palavras, é um truque de vendas eficaz, testado e comprovado que você pode usar em seu texto para recuperar a atenção do leitor. É a coisa perfeita para usar quando eles estão ficando entediados e cochilando.
As interrupções de padrão alteram o estado mental, psicológico ou emocional do seu público. Como qualquer abordagem de persuasão, ela manipula a percepção do espectador sobre o produto ou serviço que você está tentando vender ou explicar.
Por que você precisa de interrupções de padrão
Você já dirigiu sozinho em uma estrada à noite, sem nada interessante para desviar sua atenção? Você pode ter sua atenção desviada e pensar em outras coisas.
Chamamos isso de hipnose na estrada.
Copy maçante e previsível tem o mesmo efeito. Cada linha é previsível. Você já leu artigos como este uma centena de vezes antes. Muito em breve, você está pensando no que vai jantar.
O cérebro humano é treinado para procurar padrões e permitir que nossos pensamentos fiquem em segundo plano. É como um piloto automático para sua consciência.
Ao relegar uma tarefa para segundo plano, você libera recursos preciosos para realizar outras tarefas essenciais à sua sobrevivência.
Isso torna seu cérebro mais eficiente, mas, como a maioria das vantagens, também tem um lado negativo. Então vamos pensar naquele passeio de carro novamente.
Uma música antiga aparece na rádio, e é uma que você não ouve há algum tempo. Você pensa na última pessoa com quem ouviu essa música. Você quer saber o que eles estão fazendo. Talvez você devesse procurá-los no Instagram quando chegar em casa.
Um animal aparece na estrada.
Você consegue desviar do caminho bem na hora.
SQUEEEECH…
Agora você está bem acordado. É assim que funciona uma interrupção de padrão.
Algo inesperado acontece e seu processo inconsciente de direção volta ao primeiro plano.
Você não está pensando em qual foto vai postar no instagram mais tarde; você está se perguntando o quão longe você tem que virar para evitar bater no animal na estrada sem sair da estrada. Agora você está totalmente ciente de seus arredores e prestando atenção neles.
Obviamente, quando você usa uma interrupção de padrão, não precisa ser algo assustador como um possível acidente de carro. As interrupções de padrão podem ser engraçadas, cativantes ou evocar boas lembranças.
O objetivo é interromper o padrão que seu cérebro forma naturalmente sempre que algo é monótono e trazer sua consciência de volta ao primeiro plano.
Pode ser um gif, uma piada ou uma pergunta inesperada. Talvez seja algo mais profissional, como uma citação em bloco ou um gráfico.
Apenas certifique-se de que seu padrão de interrupção seja apropriado para o seu público. Você quer chamar a atenção deles, mas não quer atrapalhar a conversa completamente.
Tipos de interrupções de padrão
A programação neurolinguística, ou PNL, é como dar um passo que não existe. Você já andou pela calçada, sem prestar atenção, e acidentalmente escorregou em uma casca de banana?
Não? Bem, talvez isso só aconteça nos filmes. A questão é que a casca de banana não era esperada. Ele sacode o pedestre e o tira da mesmice.
Telemarketing e outros vendedores no telefone usam isso com frequência. Imagine que alguém ligue para você, se identifique e pergunte: “Como você está hoje?”
Você pode se perguntar quem é essa pessoa e por que ela está tão interessada em saber como você está. Talvez você comece a falar sobre si mesmo, ou aquele breve momento de confusão é suficiente para dar a eles a chance de fazer um discurso de vendas.
Eles podem até dizer algo engraçado, como “Não se preocupe, não estou aqui para lhe vender nada” ou “Prometo que isso levará apenas três minutos do seu tempo”.
Qualquer coisa para parar o entrevistado por tempo suficiente para prender sua atenção e passar o resto do seu discurso.
Método de Vendas Sandler (Sandler Selling)
Não, isso não tem nada a ver com Adam Sandler. É uma técnica mais avançada em interrupções de padrão para você empregar.
O Método de Vendas Sandler não apenas sacode o leitor, ele muda o roteiro. Você essencialmente muda seu pensamento e pergunta por que eles estão vindo até você em primeiro lugar.
Por exemplo, em uma situação de vendas, você responderia às perguntas deles com uma pergunta sobre o objetivo da pergunta. Se isso soa evasivo, pode ser, mas há uma maneira educada de fazer isso.
Ou melhor ainda, finja que está em uma entrevista de emprego. O empregador acaba de perguntar quanto dinheiro você espera ganhar. Você pode dar um intervalo ou perguntar: “Quanto VOCÊ acha que devo receber? O que parece razoável para você?”
O Método de Vendas Sandler não se trata apenas de agitar um pouco o ouvinte. É sobre virar o roteiro completamente.
Pergunte pela intenção mais profunda da pergunta e depois responda a essa intenção.
Você pode estar escrevendo uma copy e pensando nisso como um negócio de mão única. Mas parte da magia da mídia moderna é que tudo pode ser um diálogo entre leitor e escritor.
As pessoas escrevem, comentam ou interagem com o conteúdo que você fornece. Você sempre pode voltar e reforçar seu argumento. É um processo dinâmico.
Títulos de e-mail CHAAAATOOOOOS
Toneladas de profissionais de negócios recebem centenas de e-mails por dia. Até mesmo algumas contas de e-mail pessoais recebem tanta ação.
Portanto, se você deseja que seu e-mail seja aberto e lido, a coisa mais inteligente a fazer é usar interrupções de padrão. Eles ajudam você a se destacar contra essa parede de texto para que os espectadores cliquem e leiam a própria carta.
Isso explica por que empresas usam emojis em seus cabeçalhos de assunto. Isso funciona bem para uma loja divertida e bem humorada que cosméticos por exemplo. Outras marcas na mesma linha podem usar essa ideia.
Você também pode criar um loop aberto começando com uma pergunta. Quanto mais ousado, melhor. Pode ser algo que eles sempre se perguntaram (e estão morrendo de vontade de saber a resposta), ou pode ser sem sentido.
Talvez seja um mito comum que todo mundo dá como certo. Todos nós já ouvimos falar do instinto de “lutar ou fugir” que os animais sentem quando sentem o perigo.
Mas e a outra opção? “Congelar.” O animal que você quase atingiu em nosso exemplo anterior teria congelado “como um cervo pego nos faróis”, como os americanos falam. Ao avistar a luz forte do carro, eles não sabem o que fazer, e simplesmente CONGELAM.
Como podemos combater esse desejo de congelar? Eles podem abrir seu e-mail para descobrir.
Você pode até tentar caracteres do teclado que não são usados com tanta frequência. Isso quebra o padrão visual da página. Quando foi a última vez que você viu um sinal de adição na linha de assunto de um e-mail? Que tal um e comercial & ?
Considere usar títulos mais curtos – apenas uma ou duas palavras. Você pode usar um modelo para inserir o nome do leitor, mas isso tem sido usado em demasia ao longo dos anos.
Se nada mais, usando um título como “Por que você não clicou em mim ultimamente?” quase garantirá despertar o interesse deles e lhe dará outra chance de chamar a atenção deles.
Exemplos de interrupção de padrão incorreto
Você pode estar ansioso para experimentar essa nova e legal técnica agora que você leu sobre isso. No entanto, tenha cuidado. Se você usar uma interrupção de padrão de forma errada, isso tornará seu argumento mais fraco, não mais forte.
Talvez você queira colocar um gif de banana dançante no meio de sua copy. É fofo e vai chamar a atenção. Mas considere o seu público.
Se você está escrevendo no contexto B2B, a banana pode não ser recomendada. É bom quebrar padrões, mas não a ponto de atrapalhar a sua mensagem.
Atenha-se a citações de bloco, histórias, ilustrações e gráficos para quebrar a monotonia e recapturar a atenção do público quando for um cenário mais sério ou formal. Você não quer cantar “parabéns para você” em um funeral.
Não seja negativo
LEIA COM ATENÇÂO O QUE IREI TE FALAR AGORA!
Gritar com seu público definitivamente chamará sua atenção, mas é eficaz? Lançar insultos não vai lhe render nenhum favor. Não tente envergonhar as pessoas a comprarem seu produto ou serviço.
Não diga coisas para fazê-los se sentir mal e espere que eles ouçam seu ponto de vista e tomem as ações que você está sugerindo.
Dizendo algo como “O Coveiro Lhe Espera” em seu produto anti envelhecimento pode chamar a atenção para o problema em questão, mas é bastante brutal. Ninguém quer se sentir insultado ou intimidado a comprar um produto.
Excesso de Coisa Boa
Todos nós conhecemos alguém que coloca pimenta em tudo. Talvez seja seu pai, avô ou outra pessoa da sua família. Eles têm que fazer isso porque colocaram pimenta em tudo por tanto tempo. Tornou-se a nova norma, a linha de base que seu paladar espera.
Como qualquer tempero, o uso excessivo de um intensificador de sabor como uma interrupção de padrão estragará a receita. Se alguém está gritando coisas aleatórias ou exibindo muitas imagens, eventualmente, o espectador vai fechar a janela e para de prestar atenção completamente.
Então, tente espaçá-los a cada 600 palavras ou mais. Não estrague a essência do seu texto mudando a atenção deles com muita frequência. Você não está lá apenas para gritar “BU!” e dar-lhes um salto inicial. Mesmo um filme de terror pode ter muitos desses.
Lembre-se, não se trata apenas de criar um efeito “modernoso”. Você quer reformular o assunto e fazê-los pensar de uma maneira diferente. Postar uma foto aleatória de uma banana pode ser delicioso, mas na maioria dos casos, não vai te ajudar a conseguir o que você quer da interação.
Evite esses erros de redação que irão sabotar suas taxas de conversão.
Maneiras eficazes de usar e dominar as interrupções de padrão em sua copy(para gerar mais conversões e vendas)
Você provavelmente está pensando: “Ok, você me disse o que NÃO fazer. O que devo fazer em vez disso?”
Interrupções de padrão podem ser frases de transição simples para ajudar a deslizar sua copy para o próximo parágrafo. Chamamos isso de “brigada de balde”.
Como você provavelmente sabe, um bom copywriting combina habilidades de escrita criativa com um conhecimento básico de psicologia. Essa técnica capta o interesse dos leitores e os mantém envolvidos.
Maneira eficaz de usar e dominar as interrupções de padrão em sua copy(para gerar mais conversões e vendas) # 1: Brigada de Balde
Se alguém lhe fizer uma pergunta, você não quer saber a resposta imediatamente? Os gregos antigos chamavam essa técnica de “hipófora” ou “carregar para baixo”.
Use a hipófora para lembrar o leitor de um ponto de dor com o qual ele está lutando e forneça uma solução.
Vamos usar um exemplo antigo. “Você está cansado de mãos de panelas?” O restante da copy explica como você pode evitar as mãos marcadas e machucadas devido a lavar louças todos os dias.
Apenas lembre-se de usar empatia e linguagem inclusiva. Não são os anos 70. Não são apenas as donas de casa que lavam a louça.
Use um CTA claro e verbos poderosos para sublinhar seu argumento.
Tente estas perguntas:
Você já se perguntou por quê?
Você odeia…?
Quer saber um segredo?
Posso ser totalmente honesto com você?
Você está doente e cansado de…?
Mais tarde, você pode querer fechar o ciclo com uma resposta. Algumas frases que você pode usar para deslizar as coisas são:
Isso mesmo.
Você deve estar brincando.
Justo, mas…
Dificilmente
Você pode dizer isso de novo.
Lembre-se, as interrupções de padrão existem para quebrar passagens longas e “acordar” o leitor antes que ele fique muito complacente.
Entrar na cabeça deles faz maravilhas. Mostrar empatia captura a atenção do seu leitor.
Todos nós já estivemos lá.
Eu conheço o sentimento.
Nem tente negar.
É a pergunta que você secretamente teme.
Você já ouviu o conselho um milhão de vezes.
Maneira eficaz de usar e dominar as interrupções de padrão em sua copy (para gerar mais conversões e vendas) #2: Use estatísticas!
Números e porcentagens específicos dividem seu texto e apoiam seu argumento. Visualmente, os números se destacam do conteúdo usual e chamam sua atenção.
Por diversão, vamos considerar alguns exemplos.
99,7% dos amantes de banana concordam.
100.000 bananas vendidas no ano passado.
Uma em cada três aventuras de banana termina em crise porque as pessoas não estavam preparadas para isso.
O peso médio do nosso pudim de banana é de 12,3 gramas. Isso é 20% a mais do que a outra marca líder.
Fazemos o melhor pudim de banana do mundo desde 1973.
Isso é óbvio, mas apenas um lembrete: apoie essas alegações com pesquisas. Não afirme algo sem provar de alguma forma. Em vez disso, examine suas personas de comprador e determine quais dados são os mais relevantes para os espectadores pretendidos.
Maneira eficaz de usar e dominar as interrupções de padrão em sua copy (para gerar mais conversões e vendas) #3: Detalhes específicos de clientes
Na mensageem direta (como emails, whatsapp, sms), você pode inserir dados pessoais, como o nome do cliente. Pequenos toques como esse chamam a atenção deles e fazem com que sintam que você está falando apenas com eles.
É como quando você está escrevendo uma carta de apresentação para um pedido de emprego – você não quer apenas usar uma carta genérica. Você quer ter o nome do trabalho, a empresa e as qualificações específicas para o cargo.
Fazer pesquisas e usar as personas certas do comprador faz com que o público sinta que você entende e aprecia os pontos problemáticos que eles encontraram. Forja uma conexão que os leitores acham irresistível.
A mídia social permite que você acesse uma quantidade quase ilimitada de informações sobre seu cliente. Os cookies facilitam o rastreamento, as plataformas sabem os interesses das pessoas.
Mas use discrição – não use frases como “Como foi o treino de futebol do pequeno seu filho Pedro ontem?” para atrair seu cliente.
Ser muito específico pode afastá-los e fazê-los sentir-se desconfortáveis.
Ninguém gosta de saber que está sendo perseguido a este nível de detalhes.
Maneira eficaz de usar e dominar as interrupções de padrão em sua copy (para gerar mais conversões e vendas) #4: O que mais?
Uma interrupção de padrão não apenas interrompe o fluxo de um artigo, vídeo ou podcast, como também aumenta o “tempo de permanência” que um mecanismo de pesquisa registra para sua página.
Para entender melhor o que isso significa, vamos recapitular algumas informações que você já conhece: o Google rastreia quanto tempo um usuário permanece em um site que ele alcançou por meio de sua função de pesquisa.
Eles usam essas informações, em parte, para determinar as classificações de seus muito cobiçados SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa).
Não confunda isso com uma taxa de rejeição. Uma taxa de rejeição registra quantas pessoas saem ou “rejeitam” uma página que acessaram de qualquer maneira. O tempo de permanência se aplica apenas a SERPs.
A taxa de cliques é quantas pessoas clicam no resultado da pesquisa. O que acontece a seguir é o tempo de permanência. É importante fazer essa distinção ao acompanhar suas estatísticas.
Conclusão
A PNL, ou programação neurolinguística, lida com “interrupções” periódicas de um padrão. A ideia é que você possa acordar seu público e fazê-los prestar mais atenção no restante de suas palavras. Não permita que suas mentes se tornem preguiçosas. Sacuda-os de suas rotinas!
A cada 600 palavras ou mais, divida-o em pedaços mais fáceis de digerir. Você não quer estragar o efeito usando muito de uma coisa boa, ou eles acabarão dando como certo novamente.
Você pode produzir interrupções de padrão de várias maneiras:
Mudanças repentinas de assunto
Perguntas desafiadoras
Gráficos relevantes
Imagens engraçadas
GRITANDO
Caracteres incomuns
Números
Citações em bloco
E muitos mais. Não se esqueça de usar interrupções de padrão que sejam apropriadas para a peça. Você quer chamar a atenção dos leitores, não desligá-los.
Para ser mais específico
Seja granular sempre que possível. Use suas personas de comprador bem pesquisadas para escolher interrupções de padrão que atraem o público certo.
Vire um tópico ou pergunta de cabeça para baixo. Se você quiser usar o método Sandler Sales, tente pensar em qualquer dúvida que o leitor possa ter a qualquer momento.
Pode ser algo tão simples como “Mas espere, por que eu deveria me importar?” ou “O que eu ganho com isso?”
O que o leitor quer? Eles estão procurando valor. Você está lá para explicar os benefícios, mas quanto impacto seu produto realmente tem?
Seguir seu programa financeiro fará de você um milionário quando tiver trinta anos? Ou permitirá que você tire as férias dos sonhos que sempre desejou?
Seja positivo
Embora você queira entrar na cabeça deles, se possível, você quer ter certeza de que não está fazendo seu público se sentir mal. Não repreenda ou envergonhe o leitor a fazer o que você quer que ele faça
PAS (Problem, Agitation, Solution) ensina para expandir o problema para tornar a solução muito mais satisfatória. Assim, você pode falar sobre coisas desagradáveis, mas precisa garantir que sua copy termine com um tom otimista.
Você não está lá para estragar o dia deles. Você está lá para entreter, educar e informá-los para obter essas conversões ou CTAs.
Isso continua, ein…
Copy seca e sem graça não é lida, não importa o tamanho. Ou é lido, e não converte. Pode até trabalhar contra você.
Por exemplo, o famigeardo “preço inbox” que vemos nos grupos das redes sociais. Acaba virando motivo de piada.
As interrupções de padrão mudam o tom por um momento para recuperar sua atenção. Essas interrupções sinalizam ao cérebro para parar de ler de cor e processar novas informações.
Em caso de dúvida, vire-se para o público. Faça-os pensar em algo inesperado. Pode ser uma piada, ou uma pergunta, ou até mesmo uma imagem.
Quando você usa essa técnica psicológica, pode manter as pessoas lendo por mais tempo e convertendo com mais frequência.
Quer ajuda profissional?
Deseja conversões mais altas em suas páginas de destino, vídeos de vendas, cartas de vendas, e-mails ou anúncios?
Talvez seja hora de você trabalhar com alguém experiente.
Gerei alguns digitos em receita para centenas de clientes nos últimos 10 anos, incluindo algumas empresas B2B e marcas digitais do Brasil, criando cartas de vendas para vídeos (VSL), texto (TSL), Chatbot (CSL), postagens, conteúdos de lançamento (CPLs) e várias outras siglas da sopa de letrinhas que é o mercado digital.
Usando minhas palavras, vou explorar os desejos mais profundos de seus clientes potenciais, implantar minha coleção de gatilhos psicológicos de vendas e prepará-los para a venda.
O resultado? Mais retorno para o seu negócio e mais receitas e lucros no seu bolso. Parece interessante para você? Clique AQUI para me contatar e falarmos um pouco sobre seu projeto.